quinta-feira, 17 de abril de 2014

Gracias Gabo

Dois anos e alguns dias depois eu volto aqui, infelizmente o motivo não é dos melhores, é sobre a morte de um grande. Gabriel Garcia Marquez, el Gabo, escritor colombiano, um Nobel, mas para mim esses prêmios nada importam... o que importa é o que ele fez na minha vida, é como ele foi capaz de influenciar uma mente jovem, um coração então revolucionário. Não lembro ao certo com que idade eu li Cem anos de solidão, que foi o primeiro livro dele que tive contato, algo entre os 16 e 21 anos, só sei que aquele fantasia misturada a realidade latina de colonização me fez ver a América latina com outros olhos, aquela América quente, apaixonada, criativa e extremamente rica culturalmente, tao diferente que parece uma só. Comprei livros dele em Assunção, Buenos Aires, fui ler Gabo em seu idioma, sem tradução ou notas de rodapé... Fui ler Cronicas de uma morte anunciada, um livro que começa contando o final da historia, um livro sobre um assassinado, que deveria ser um mistério mas que nas primeiras paginas revela quem matou porque matou...Mesmo assim a narrativa é surpreende e o final mais ainda... Fui atras de outros escritores da mesma linha, cheguei a Llosa, amigo depois desafeto de Gabo, percorri por Neruda, Allende, Galeano...todos gigantes...gênios da literatura latina...gênios da literatura... Que me fizeram acreditar na unidade latinamerica, que me fizeram ate tatua essa paixão... Soy latino, e sonho como eles sonham ou sonharam um dia em um continente mais unido, mais forte... Triste que para Garcia isso ficou tudo no sonho. Gracias Gabo

Nenhum comentário: